Layout do blog

Mini Orquídeas

Lembram-se daquele ditado: “Os melhores perfumes estão nos menores frascos” ? Pois bem, ele se encaixa muito bem quando falamos das mini orquídeas.


O seu tamanho reduzido, em nada diminui a beleza destas plantas.


Algumas espécies de mini orquídeas podem ter flores que medem poucos centímetros, em outras espécies a planta toda é reduzida, o que as torna ainda mais valiosas.


Hoje em dia é muito comum o uso das “pequenas notáveis” para decorar ambientes internos, existem até casos de serem ofertadas como lembranças de casamento para os convidados.


Vale lembrar que, o fato de serem pequenas, não quer dizer que não precisem de cuidados, ao contrário, como o recipiente é menor e a quantidade de substrato é reduzida, estas plantas acabam perdendo umidade muito rápido, por isso a irrigação precisa ser mantida com maior frequência, até mesmo mais de uma vez por dia, quando a temperatura estiver mais alta.


Enfim, grandes ou pequenas, as orquídeas são plantas encantadoras.


Masdevallia spp

Características:

Orquídea híbrida resultante do cruzamento de espécies do gênero Masdevallia. Essas miniaturas são bastante resistentes, com flores que podem variar entre amarelo, laranja e vermelho, dependendo das características da planta mãe. A floração é frequente, com uma flor por haste que pode durar uma semana. Mede entre 10cm e 15cm.

Como Cuidar:

O cultivo é simples, desde que seja mantido em local úmido e ventilado. Substrato para orquídea e adubação foliar, ajudam a manter a planta sempre bonita.

Curiosidades:

É originária da América Latina, Equador e Peru.


Miltonidium spp

Características:

Orquídea híbrida resultante do cruzamento de espécies do gênero Miltonia e Oncidium. As flores possuem grande variedade de cores; as de cor rosa, roxo e os tons de marrom são mais comuns, mas, depende das características da planta mãe. Mede, no máximo 40cm.

Como Cuidar:

Manter em local sombreado, úmido e ventilado. Irrigação frequente. Substrato para orquídea e adubação foliar ajuda a manter a planta sempre bonita.

Curiosidades:

Algumas possuem um agradável aroma.


Miltoniopsis santanae

Características:

Flores brancas com o centro amarelado. A planta mede, no máximo 15cm.

Como Cuidar:

Manter em local sombreado, úmido e ventilado. Irrigação frequente. Substrato para orquídea ou musgo e adubação foliar ajuda a manter a planta sempre bonita.

Curiosidades:

Aroma agradável. Pode florescer até quatro vezes por ano e as flores duram, por volta de duas semanas.


Zygopabstia spp

Características:

Orquídea híbrida resultante do cruzamento de espécies do gênero Zygopetalum e Pabstia. Flores muito coloridas. A planta mede, no máximo 25cm.

Como Cuidar:

Manter em local sombreado, úmido e ventilado. Irrigação frequente. Substrato para orquídea ou musgo e adubação foliar ajuda a manter a planta sempre bonita.

Curiosidades:

Floresce mais de uma vez por ano.


Phalenopsis spp

Características:

Gênero bastante amplo com diversas espécies. Flores muito coloridas e resistentes, de aspecto ceroso. A planta mede, no máximo 20cm.

Como Cuidar:

Manter em local sombreado, úmido e ventilado. Irrigação frequente, porém, não pode permanecer encharcada para que suas raízes não apodreçam. Substrato para orquídea ou musgo e adubação foliar ajuda a manter a planta sempre bonita.

Curiosidades:

Floresce praticamente o ano todo, com redução de flores nos meses mais frios. Suas flores podem durar mais de um mês.

Queda de árvore caída na rua devido a chuvas de verão
11 dez., 2020
No período de chuvas aumenta a preocupação com queda de árvores. No verão a queda pode ser 81% maior que em outros períodos. Saiba mais sobre a importância da manutenção de árvores e como contratar uma empresa especializada.
alunos ao redor de plantação de verduras
19 ago., 2020
A educação ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, pois permitem explorar a relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. Conheça o Projeto horta escolar
Mosaico de fotos com frutas
19 ago., 2020
Frutíferas em vasos exigem cuidados, uma vez que suas raízes não podem percorrer o solo em busca de água e nutrientes, por isso é necessário irrigar constantemente e adubar de tempos em tempos.
exemplos de pedras utilizadas na decoração de jardins
19 ago., 2020
A escolha da pedra vai depender do uso do jardim, do gosto e da disponibilidade do cliente, pois, dependendo da pedra escolhida, o custo pode ser mais alto do que a utilização de vegetação de cobertura.
plantação de verduras
19 ago., 2020
É cada vez mais comum a transformação de praças e ambientes em desuso em hortas comunitárias e, há também quem prefira ter a sua própria horta ao alcance das mãos, em casa mesmo. Saiba mais.
Gramado em processo de irrigação
19 ago., 2020
A irrigação na medida certa é que vai definir não só a vitalidade da paisagem por muitos anos, como garantir a economia de água.
parede decorado de plantas formando um jardim vertical
19 ago., 2020
O Jardim vertical não é mais só uma alternativa para a falta de espaço, é um elemento de grande importância no Paisagismo por trazer beleza e impacto visual, transformando paredes e muros “sem graça” em obras de arte vivas e coloridas.
jardim decorado
19 ago., 2020
Não é só de plantas e terra que vive um jardim. Existe uma infinidade de acessórios no mercado que podem ser utilizados para as mais diversas finalidades e projetos. Saiba mais.
Sala de estar decorado
19 ago., 2020
Inserir vasos na decoração é uma prática antiga, que visa trazer um visual natural, leve e fresco, valorizando o ambiente. Existe uma enorme variedade de modelos, cores, formas e materiais que se encaixam em todos os estilos.
mãos segurando terra
19 ago., 2020
A compostagem é a transformação da matéria orgânica bruta como restos de alimentos, palhadas de plantas, etc., num produto nutritivo e de fácil assimilação para as plantas, através de um processo eficiente de decomposição executado por micro-organismos.
Mais Posts
Share by: