Blog

Pedras Decorativas para jardim

Pedras são componentes naturais da nossa paisagem. Fazem parte das camadas do solo, compõem leitos de rios e lagos, etc. Com o passar do tempo este material vem deixando de ser somente um item na composição do jardim para se tornar elemento de destaque em uma composição paisagística.

Existe uma grande variedade de tamanhos, cores e formatos. Podem ser utilizadas para cobertura do solo, formando grandes áreas de pisoteio, em composição com a vegetação, formando pequenos jardins de inverno, onde não existem boas condições para o cultivo de forração, etc.

A escolha da pedra vai depender do uso do jardim, do gosto e da disponibilidade do cliente, pois, dependendo da pedra escolhida, o custo pode ser mais alto do que a utilização de vegetação de cobertura.

A seguir alguns exemplos de pedras e suas possíveis formas de uso:

Brita

Muito conhecida no meio da construção civil pois é utilizada na composição do concreto. Também pode ser vista como pavimento de linhas de trem e em grandes áreas de pisoteio em parques públicos. Possui vários tamanhos e vem sendo cada vez mais utilizada no paisagismo por conta do baixo custo.

brita

Campos do Jordão

Pedras arredondadas de vários tamanhos. Possui coloração em tons de bege, creme e areia. É bastante utilizada em detalhes no piso dos jardins, contrastando com pedras e vegetação mais escuras. O acabamento é rústico, porém é uma pedra com bom custo benefício.

campos

Seixo de rio

Pedras arredondadas de vários tamanhos. Possui coloração em tons de marrom e algumas transparentes. É uma boa opção para cobertura de solo pois a cor se funde com a cor da terra, tornando a composição mais natural.  As pedras maiores são normalmente utilizadas na composição de fontes.

seixo

Dolomita

Também conhecida como seixo rolado branco, é uma pedra muito utilizada em jardins de inverno. Por ser branca acaba acumulando poeira e com o tempo pode ficar amarelada e perder o brilho, sendo melhor a sua utilização em ambientes internos. Deve ser utilizada em cima de uma manta geotextil para evitar seu contato direto com a terra, para que não fique encardida.

dolomita

Pedriscos

São as pedras mais utilizadas no paisagismo, para cobertura de solo, acabamento de vasos, composição de mosaicos, etc. São comercializadas em diversas cores e em tamanhos que variam de meio centímetro até 3 ou 4cm. As mais utilizadas são as de cor branca e cor palha, que são as com valor mais em conta, porém também existem nas cores vermelho, preto, ouro e outras cores que possuem valor mais elevado. Formam por si só um belo acabamento no jardim.

pedrisco

 

Seja qual for a sua escolha, é sempre bom consultar um profissional para saber a quantidade de pedras necessária para a o que você precisa.