Serviços

Projeto Paisagístico

Montar um jardim exige muito mais do que cavar a terra e colocar a planta. O bom desenvolvimento de um jardim depende do planejamento e do estudo de vários fatores.

Hoje em dia é muito comum encontrar profissionais que se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento de projetos, isso não é um problema, desde que o projetista possa visitar o local e tenha o mínimo de noção da interação clima+solo+planta.

As principais dificuldades que encontramos hoje no mercado são os projetos que não consideram esta interação. Muitos projetistas utilizam plantas que precisam de Sol em locais sombreados e plantas de sombra em canteiros expostos aos raios solares. Também é muito comum encontrar canteiros muito baixos, com pouca profundidade de terra e com o descarte de entulho, o que prejudica o bom desenvolvimento da planta, podendo causar a sua morte.

Para desenvolver um bom Projeto de Paisagismo não basta ter conhecimento em computadores, planta baixa de empreendimentos e planilhas de orçamento, é preciso visitar o local, levar em consideração a localização do jardim, a insolação do local, a profundidade dos canteiros e até mesmo o estilo arquitetônico. Essas informações podem ser obtidas pela leitura da planta baixa, porém a visita ao local dá ao projetista uma visão mais ampla do empreendimento, ainda que o mesmo não esteja construído.

Por mais que as pessoas ainda achem que fazer um projeto para implantar um jardim seja um luxo, a verdade é que somente com um projeto o profissional paisagista consegue calcular as quantidades mais precisas de insumos para o jardim, posicionamento do Sol e melhores espécies para o local além de ouvir os desejos dos clientes e transforma-los em um belo espaço ajardinado.

Vale lembrar que o desenvolvimento do projeto paisagístico não vale apenas para jardins e sim para toda a área externa de um empreendimento e o Paisagista está apto para sugerir materiais para as 3 dimensões de um ambiente (teto, paredes e chão), levando sempre em consideração o gosto do cliente.

A Native Graden desenvolve projetos paisagísticos para jardins residenciais, jardins comerciais e jardins para áreas públicas, além de trabalhar com a Consultoria Paisagística, auxiliando o cliente sobre como fazer o paisagismo em seu jardim, caso o mesmo não queira um projeto.