
Rosas
É a principal e a mais antiga fornecedora de flores de cortes em uso comercial no país.
Cuidados: É cultivada como planta isolada ou em conjuntos, em canteiros de terra fértil, permeável e irrigada a intervalos.
Maria sem vergonha
Originária da áfrica, cujo nome específico hoje em sinônimo foi dado em homenagem ao Sultão de Zanzibar.
Cuidados: É cultivada em agrupamentos isolados a pleno sol ou em meia-sombra, em canteiros bem preparados em preparado com solo rico em material orgânico e com bastante umidade. É tolerante ao frio.
Lírio Rosa
Trata-se de espécie tradicional na alta sociedade, conhecida por sua pureza e inocência.
Cuidados: Adequada para bordaduras ou conjuntos isolados, a pleno sol, com terra rica em matéria orgânica. È tolerante ao frio.
Narciso
Originárias da Europa e norte da África.
Cuidados: Cultivado em vasos ou e em grupos como bordaduras ou maciços, a pleno sol ou a meia sombra, em canteiros férteis. Aprecia o frio, sendo indicado para cultivo apenas em regiões de altitudes do sul do país.
Orquídea "Luck Strike"
Muito conhecida por sua elegância e diversidade de cores.
Cuidados: Inflorescência no ápice do no ápice do pseudobulbo, protegida no início por uma espada.
Cultivada em vasos preenchidos com fibras de xaxim, mantidos em estufas.
Multiplica-se por mudas que são obtidas através da divisão da planta.
Magnólia
Alguns estudos sugerem que as magnólias podem ser as primeiras flores que surgiram no nosso planeta, mas não é comprovado. Produzem abundantes flores brancas ou rosadas, grandes e perfumadas.
Cuidado: Cultiva em jardins a pleno sol, formando conjuntos isolados ou renques, em canteiros com terra bem preparadas, enriquecida, porém pode ser cultivada em climas mais quentes.
Sempre Viva
São conhecidas por manter a sua cor e seu aspecto vivo mesmo depois de mortas.
Cuidado: É tolerante a baixas temperaturas, porém pode ser cultivadas em climas mais quentes, com a terra bem preparada e enriquecida de húmus.
Jasmim-Amarelo
Foi transportada pelos Árabes na época da colonização.
Cuidados: É cultivado a pleno sol, como planta isolada, em grupos formando maciços ou renques ao longo da parede, muro, muretas ou cercas. Aprecia o frio, como nas regiões de altitude do sul do país.
Helicônia
Nativa do Brasil, se tornou muito conhecida por ser ornamental e ter cores brilhantes e vibrantes.
Cuidados: Cultivada isoladamente, em grupos ou renques, a meia-sombra, em terra fertilizada e mantida úmida. Planta tipicamente tropical, não tolera o frio.
Multiplica-se por divisão de touceira, no fim do inverno e na primavera.
Tulipas
Originária da Europa e da Ásia, é conhecida por ser atraente e simples.
Cuidado: Cultivada formando maciços densos ou em bordaduras, a pleno sol, bem como em vasos. No Brasil são Plantados apenas bulbos importados e já climatizados, uma vez que as plantas não produzem novos bulbos em nossas condições.
Multiplica-se por bulbos. Nas regiões de origem são plantados no final do verão e inicio de outono. Após o florescimento as folhas caem e os bulbos são arrancados e armazenados para “cura” até que sejam plantados novamente.
Trechos retirados do Livro “Plantas Ornamentais do Brasil, 3º Edição”
Por “Lorenzi Moreira de Souza”